Suar a camisa pode ser sinônimo de prevenção contra a covid-19

413 0

A atividade física regular é essencial para prevenção e controle de doenças crônicas e também auxilia na diminuição de sintomas de enfermidades psicossomáticas, como depressão e ansiedade. Na luta contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) não poderia ser diferente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que indivíduos mais ativos se recuperam de forma mais célere da covid-19, em comparação aos sedentários.

O educador físico marabaense Rafael Filgueiras Reis ressalta que a covid-19 ataca diretamente o sistema respiratório da pessoa, já que se trata de infecção respiratória potencialmente grave. “O importante é a gente praticar esses exercícios para melhorar nosso sistema cardiorrespiratório. Fazer uma corrida, um exercício de força, são recomendados para a gente ter um nível de condicionamento melhor, a fim de prevenir quadros mais graves da Covid”, aconselha ele, acrescentado: ” A gente observa que os estudos são atualizados diariamente”

“Então, notamos que o vírus ataca diretamente a parte respiratória, por isso que as pessoas precisam de respiradores”, destaca o educador físico, complementando que com o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, os riscos são minimizados.

Rafael Filgueiras recomenda que, além da atividade física, é necessário continuar tomando todos os cuidados no combate e prevenção ao vírus, como usar álcool em gel, manter o distanciamento e usar máscara, acessórios de segurança fundamentais.  “Precisamos fazer exercícios para gente melhorar nossa imunidade e correr menos risco de desenvolver quadros mais graves”, alertar o profissional de educação física.

Rafael Reis lembra que se trata de um vírus novo para a humanidade, entretanto existem alguns estudos comprovando que se o indivíduo tem um bom nível de preparo físico, pratica alguma atividade física, não tendo comportamento sedentário, o risco de desenvolver quadros mais graves de covid é menor.

“O importante é você fazer atividade física para manter seu corpo com uma imunidade mais alta possível. Em geral não existe uma receita de bolo. Geralmente, o recomendado é que a gente possa fazer uma atividade física com segurança total, quanto menos atividade a gente faz, maior risco potencial a gente tem de desenvolver outros quadros de doença, uma hipertensão e diabetes”, recomenda.

Questionado sobre quais atividades físicas recomendadas para quem está em isolamento social, como idosos, Rafael frisa que fazer exercícios em casa é fundamental. “A gente pode usar alguns acessórios de casa. Podemos utilizar um cabo de vassoura como um acessório, ou também por exemplo, uma bola. Enfim, são diversos materiais que podemos nos valer dentro de casa para ter uma rotina de exercícios físicos, mas é claro que a gente precisa de um cuidado de um profissional de educação física, de preferência ministrando uma videoaula, explicando sobre os exercícios, pois caso feitos sem inspeção, eles podem ao invés de melhorar, piorar o quadro”, diz o profissional.

Ele acrescentando que, quando o assunto é idoso, o cuidado tem de ser maior, pois com o tempo eles perdem massa magra. Pontualmente, para terceira idade, a recomendação são atividades físicas mais leves, como agachamento, abdominal ao chão etc. “O importante é não parar de fazer atividade física, em hipótese nenhuma”, finaliza Rafael Filgueiras Reis. (Emmilly Coelho)

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *