Implante dentário: O que saber antes de realizar esse procedimento

252 0

O implante dentário existe há muitos anos, mas vem se modernizado para atender às demandas e tornar o procedimento mais eficiente. Hoje, os dentes são uma peça chave na composição estética da apresentação das pessoas, além do que, manter um sorriso bonito é algo indispensável para alguns. Mas o que seria o implante dentário?

O cirurgião-dentista Murillo Siqueira, que atua em Marabá, explica que o implante dentário se trata de uma técnica de substituição ou reparo na perda de dentes. Qualquer pessoa saudável pode realizar o procedimento, as contraindicações ficam para pessoas com algum tipo de comorbidade grave, como: pressão alta, diabetes e problemas cardíacos ocorridos recentemente.

O titânio é o material mais utilizado para implantes dentários. Já os tipos de conexões para os parafusos podem variar. Murillo considera que no Brasil há marcas de implantes que são tão boas quanto as importadas, graças aos avanços na odontologia. “Há pessoas que vêm de outros países para tratar seus dentes aqui no Brasil por conta disso”, completa.

Principais casos que exigem o implante dentário

Siqueira conta que em seu consultório os casos mais comuns que surgem, com necessidade de implantes, são de dentes quebrados, onde o paciente comeu algo muito duro ou tentou abrir um objeto usando os dentes. Situações envolvendo a saúde do dente como cáries ou encaminhados para canal não costumam ser indicados para implantes. “O ideal é preservarmos o dente natural”, enfatiza Murillo.

E se o implante for rejeitado pelo corpo? Bem, Siqueira explica que o principal fator para rejeição do implante é a técnica utilizada no procedimento. Segundo ele, o ideal é que o dentista realize o implante em local com bastante osso, irrigue bastante durante a perfuração e não sobreaqueça a cirurgia durante o procedimento.

No entanto, o paciente também precisa fazer sua parte. É importante que ele esteja bem de saúde, por isso é interessante realizar um check-up médico antes da cirurgia.

Cirurgião-dentista fala sobre o implante dentário
Crurgião-dentista Murillo Siqueira: “O implante dentário se trata de uma técnica de substituição ou reparo na perda de dentes”

Antes da cirurgia

Além de realizar um check-up médico para conferir a sua saúde, o paciente também deve procurar saber se não possui nenhuma comorbidade grave como as citadas acima. Caso esteja tudo bem, o cirurgião dentista pedirá uma radiografia ou até mesmo uma tomografia para o posicionamento dos dentes, além de receitar alguns medicamentos pré-operatórios.

Depois da cirurgia

Depois de realizar o implante dentário, Murillo indica aos pacientes que tomem alguns cuidados para ajudar na cicatrização. O primeiro deles é que o paciente não deve mastigar. Por isso, são recomendados alimentos pastosos, evitando os quentes, e dando preferência para os gelados. “Neste primeiro momento, tudo que é gelado ajuda na cicatrização, inclusive, compressas de gelo para evitar inchaços”, acrescenta.

Não cuspir, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas também são recomendações do dentista para que a cicatrização ocorra sem problemas. Durante os primeiros setes dias após a cirurgia, o paciente também deve evitar fazer esforço físico, dormir em posições confortáveis para não machucar o local do implante e, no sétimo dia, retornar ao consultório para remover os pontos. “Até o 15º dia espera-se que o paciente esteja recuperado e com um sorriso renovado”, finaliza Murillo. (Reportagem e fotos: Zeus Bandeira)

LEIA TAMBÉM:

TDA: O que é? E por que o diagnóstico precoce é importante? 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *