Um serviço essencialmente necessário ajuda mães e bebês no Hospital Materno Infantil em Marabá (HMI). O Banco de Leite Humano atende crianças nos primeiros dias de vida, que precisam de leite materno e que por algum motivo a mãe está impossibilitada de amamentar.
A coordenadora do Banco de Leite do HMI, a nutricionista Ligia Viana, explica que o hospital atende muitas mães de outros municípios que não conseguem permanecer na cidade, em que os recém-nascidos precisam de internação e cuidados especiais.
“Atendemos todos os bebês do hospital e a prioridade é dos prematuros, que se encontram internados na UCI [Unidade de Cuidados Intensivos] Neonatal. Algumas mães não são do município e não conseguem permanecer na cidade e esse leite aqui do município vem para atender a mãe que não se encontra na cidade”, explica a nutricionista.
Equipe do Banco de Leite recolheu quase 200 doações no primeiro semestre
O Banco de Leite Humano se mantém com doações de mães que se dedicam a alimentar o estoque de leite materno. Neste mês de junho foram coletados 13,1 litros de leite materno, um acréscimo de 3,4 litros a mais que no mês de maio. Nos primeiros seis meses do ano já foram coletados 52,4 litros de leite.
Neste período, a equipe do Banco de Leite recolheu doações de 198 mães que estão cadastradas. A equipe faz o atendimento no hospital e visitas domiciliares. Nestes seis primeiros meses, 428 bebês foram beneficiados com o serviço.
“Nosso funcionamento passa por toda uma situação de campanha e um cadastro. A pessoa nos procura, fazemos um cadastramento e ela vai receber o kit de doação com frascos apropriados e durante a semana o carro do banco do leite passa para fazer a coleta, tudo muito simples e seguro”, explica a nutricionista.
Referência
Em 2018, o Banco de Leite Humano do HMI recebeu a certificação de credenciamento pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR), em função do grau de conformidade alcançado na manutenção das informações no Sistema Integrado de Gestão. O Banco de Leite Humano já recebeu dois selos de Ouro pela Unicef.
Novas doadoras serão bem-vindas ao Banco de Leite
A nutricionista explica ainda que quem tiver condição de fazer uma doação e puder fazer que contribua. “Aquela mulher que tem excedente de leite e ela percebe isso naturalmente e nós necessitamos e quem puder doar que nos procure”, reitera.
E para fazer o cadastro é muito simples, basta ligar para o Banco de Leite do HMI, no número 3322-5751, que uma equipe irá até a residência fazer o cadastro e entregar o kit de doação.
“Amamentar um filho é uma experiência única e também essencial para a saúde do bebê, mas nem toda mãe consegue. Nos primeiros meses de vida, não há alimento melhor e mais completo para o seu bebê que o leite materno. Além de suprir todas as necessidades nutricionais, ele ainda ajuda na formação do sistema imunológico”, afirma Ligia Viana. (Ascom PMM. Texto: Victor Haôr. Fotos: Sérgio Barros)
Leia mais neste site:
Pedra no rim: Saiba o que é cálculo renal, sintomas e tratamento